Promotor
Câmara Municipal de Loulé
Sinopse
Este concerto propõe uma viagem através de três períodos e esOlos disOntos, unindo a leveza do período galante, a profundidade do classicismo tardio e o dramatismo do pré-romancismo.
O programa abre com o Concerto para violoncelo obbligato em Ré maior de António Policarpi, compositor português do século XVIII associado ao período galante, caracterizado por uma escrita elegante, leve e ornamentada, onde o violoncelo assume um papel de destaque solista, em constante diálogo com a orquestra. Esta obra é um testemunho da riqueza e sofisticação da música portuguesa desse tempo, ainda hoje pouco explorada.
Segue-se o Concerto para piano n.o 4 em Sol maior, Op. 58 de Ludwig van Beethoven, uma das obras mais inovadoras do repertório pianístico. Beethoven rompe com as convenções ao começar o concerto com o piano a solo, em vez da tradicional introdução orquestral. O segundo andamento, de carácter introspectivo, é frequentemente interpretado como uma alegoria do mito de Orfeu, num tenso diálogo entre o piano e as cordas, antes de desembocar no brilhante Rondo final, marcado pela leveza rítmica e vitalidade melódica.
De seguida, vamos poder escutar a Sinfonia n.o 6 em Ré menor, Op. 12, G.506 “La casa del diavolo” de Luigi Boccherini. Esta obra vibrante e teatral, com o seu célebre final evocando a “Casa do Diabo”, alia o virtuosismo orquestral a uma intensidade dramáOca invulgar para a época, antecipando o espírito do romantismo.
Ficha Artística
Violoncelo: Isabel Vaz
Piano: Vasco Dantas
Zagreb Soloists
Concertino: Sreten Krstic
Violinos: Krunoslav Maric, Saki Kodama, Zvonimir Krpan, Marko Glogovic, Davor Philips, Ivan Novinc
Violas: Hrvoje Philip, Tajana Škoric
Violoncelos: Luka Galuf, Vid Veljak
Contrabaixo: Antal Papp
Informações Adicionais
A Fila B do 1.º Balcão e as Filas B e E do 2.º Balcão apresentam visibilidade reduzida.
Preços
Preço: 10 €
Descontos Disponíveis:
» Entrada gratuita para todas as pessoas com necessidades específicas, crianças até aos 12 anos e portadores do cartão sénior da Câmara Municipal de Loulé (disponível apenas mediante levantamento de ingresso na bilheteira física)
» Cartão de Amigo aplicável
» 50% para funcionários da Câmara Municipal de Loulé, mediante a apresentação de cartão (disponível apenas na bilheteira física)
» 50% para Bilhete de Grupo (10 pessoas, disponível apenas na bilheteira física)
» 30% para acompanhante de pessoa com necessidades específicas, maiores de 65 anos e menores de 25 anos