Promotor
Câmara Municipal de Loulé
Sinopse
Diz que tanto a terra como o mar guardam memórias e que as escondem em todos os lugares como se ficassem estratificadas, livros paisagem, mesmo que a presença humana tenha sobre as memórias feito novas construções.
Procurar num território que se foi conhecer com olhos de respeitar passados, as evocações das gentes do mar, visitar o alto da cordilheira, ir ao baile mandado, ouvir o corridinho ao som do acordeão, passar pelas festas, deixar os Maios enfeitar-se de trapos e deixá-los às portas das casas em culto pagão, ir à Festa da Mãe Soberana, às Tochas Floridas e mergulhar em agosto no dia certo para limpar o mafarrico, o belzebu, falar do Natal e das charolas chamando a tradição das quadras, regada de aguardente de medronho e deixar que a língua se diga inteira: “Atão, Môce Marafade, Béq’me...”
Ficha Artística
Criação: Teatro Meridional
Dramaturgia: Natália Luiza
Encenação e Desenho de Luz: Miguel Seabra
Interpretação: Ana Santos, Emanuel Arada, Nádia Santos, Patrícia Pinheiro, Paulo Mota, Tiago Barreiros
Espaço Cénico e Figurinos: Hugo F. Matos
Música Original e Espaço Sonoro: Pedro Salvador
Documentário Vídeo Making-of: João Pinto
Assistência de Encenação: Adriana Aboim, Maria Mingote (estagiária)
Direção de Cena, Assistência de Cenografia e Montagem: Marco Fonseca
Assistência de Produção e Comunicação: Rita Mendes, Teresa Serra Nunes, Tomás Júdice (estagiário)
Produção Executiva e Fotografia de Cena: Susana Monteiro
Direção de Produção: Rita Conduto
Direção Artística Teatro Meridional: Miguel Seabra e Natália Luiza
Produção: Teatro Meridional (2023)
Coprodução: Cineteatro Louletano e Teatro das Figuras (2023)
Notas Suplementares
ENQUADRAMENTO
O espetáculo AL_GHARB enquadra-se no âmbito do Projeto Províncias, que o Teatro Meridional desenvolve desde 2003. Estas criações têm como características estruturais a não existência de palavra como principal forma de comunicação cénica - contendo por isso um código universal de entendimento -, o trabalho dos intérpretes privilegiar a especificidade da linguagem gestual, a qualidade do movimento e a consequente expressividade física, e o facto de haver uma paisagem sonora, tocada ao vivo ou gravada, como é o caso deste AL_GHARB, que acompanha integralmente os espetáculos. A base de referência criativa parte do estudo e pesquisa teórica sobre cada região, e inspira-se em residências artísticas dos criadores em cada local objeto desse olhar artístico - regiões ou cidades portuguesas. Todos os espetáculos implicam sempre a realização de um vídeo que acompanha e documenta todo o processo criativo.
Tematicamente há uma pesquisa antropológica, atravessando estatísticas sociais, costumes, lendas, narrativas escritas e orais, ritos com dimensões simbólicas, preservando aspetos culturais e relacionais tendentes a desaparecer na voragem dos dias.
Até à data o Teatro Meridional já apresentou os seguintes 5 espetáculos com este enfoque de trabalho: PARA ALÉM DO TEJO (sobre a região do Alentejo, 2004), POR DETRÁS DOS MONTES (Nordeste Transmontano, 2006), POR CAUSA DA MURALHA NEM SEMPRE SE CONSEGUE VER A LUA (Cidade de Guimarães, 2012), CA_MINHO (Alto Minho, 2019) e ILHAS (Açores, 2021).
Este conjunto de espetáculos teve como desígnio primordial trabalhar artisticamente costumes e especificidades das culturas territoriais, preservando, misturando e organizando a cena em função de uma linguagem cénica que se procura original para cada espetáculo.
Informações Adicionais
A Fila B do 1.º Balcão e as Filas B e E do 2.º Balcão apresentam visibilidade reduzida.
Preços
Preço: 12 €
» Cartão de Amigo aplicável
» Desconto de 30% para acompanhante de pessoa com necessidades específicas e para maiores de 65 e menores de 25 anos
» Desconto de 50% para funcionários da Câmara Municipal de Loulé, mediante a apresentação de cartão (disponível apenas na bilheteira física)
» Desconto de 50% para Bilhete de Grupo (10 pessoas, disponível apenas na bilheteira física)
» Entrada gratuita para todas as pessoas com necessidades específicas, para crianças até aos 12 anos e para portadores do cartão sénior da Câmara Municipal de Loulé (disponível apenas mediante levantamento de ingresso na bilheteira física)