Promotor
Câmara Municipal de Loulé
Breve Introdução
FITA - Festival Internacional de Trompete do Algarve 2023
Após o enorme sucesso da 4ª edição realizada em 2021, o Festival Internacional de Trompete do Algarve (FITA) regressa para a sua 5ª edição nos dias 31 de março, 1 e 2 de abril de 2023, novamente na cultural cidade de Loulé.
Com organização da Casa da Cultura de Loulé, coorganização do Conservatório de Música de Loulé – Francisco Rosado e Cineteatro Louletano, e Direção Artística de João Mogo, o FITA 2023 apresenta como principal novidade nesta edição, a abertura das sua atividades a todos os instrumentos de metal: Trompete – Trompa – Trombone – Tuba, as quais estão repartidas entre: masterclasses, workshops, concertos, conferências, debates, exposições, entre outras.
Na presente edição, o FITA apostará em artistas nacionais e internacionais, contando para esse efeito com a presença de músicos de renome mundial. Algumas das presenças já confirmadas são os mundialmente aclamados Stockholm Chamber Brass (SCB), lendário quinteto de metais Sueco fundado em 1988, que conta já com mais de 30 anos de carreira enquanto um dos melhores Ensembles de Metais do mundo, os quais prometem brindar Loulé com um concerto fantástico. “I cannot imagine that a better Brass Quintet has ever existed” (The American Record Guide)
Ao nível pedagógico, as Masterclasses do FITA serão ministradas pelos membros dos Stockholm Chamber Brass, músicos e professores apaixonados pela educação das novas gerações de estudantes de metais, regularmente convidados para lecionar masterclasses um pouco por todo o mundo: Urban Agnas/Tom Poulson – Trompete; Anna Ferriol – Trompa; Jonas Bylund – Trombone; Dirk Hirthe – Tuba.
Outra das presenças já confirmadas do FITA é o versátil, emergente e talentoso trompetista jazz português Luís Cunha, o qual realizará um workshop, assim como um concerto acompanhado pelo seu Quinteto.
Está ainda prevista a reedição do Concerto Trumpet Ensemble Reunion, naquela que será quiçá a rubrica mais inclusiva do FITA 2023, uma vez que irão estar reunidos em palco Ensembles de Trompete oriundos de várias escolas/pontos do país, os quais prometem avivar a atividade sísmica na Cidade de Loulé!
Os principais objetivos do FITA passam por contribuir para a formação e valorização dos alunos de trompete, trompa, trombone e tuba das escolas de música portuguesas, fomentar a troca de experiências musicais e pedagógicas entre os participantes, bem como projetar a cidade de Loulé para o exterior, tornando-a num ponto de confluência entre instrumentistas de metal e num ponto de encontro de jovens músicos oriundos de todo o país. Esta iniciativa tem como público-alvo alunos e professores de trompete de escolas de música (superiores, profissionais e conservatórios), músicos e amantes da música em geral.
Realce-se o facto de este ser um Festival com um formato único e pioneiro na nossa região, a qual tem a vantagem de juntar o útil ao agradável. Por outro lado, é um evento que junta profissionais nacionais e estrangeiros de vários agrupamentos e orquestras, bem como alunos oriundos de todo o país e do estrangeiro, para partilhar conhecimentos, boa disposição e celebrar estes tão nobres instrumentos, os METAIS!
Sinopse
Stockholm Chamber Brass
Fundados em 1988 por cinco jovens Suecos, inicialmente apenas com o objectivo de ensaiar música de câmara para metais juntos. Após lhes ter sido atribuído financiamento pela Royal Swedish Academy of Music, os Stockholm Chamber Brass (SCB) decidem viajar para Narbonne, França, para assim participarem no seu primeiro concurso, o International Competition for Brass Quintets.
Terminado o concurso com a atribuição do 1º prémio, começou uma carreira de mais de 30 anos enquanto um dos principais Ensembles de metais do mundo.
Os SCB estiveram sempre empenhados no desenvolvimento de novas e originais obras para quinteto de metais. Até aos dias de hoje já encomendaram mais de 50 composições, sendo que muitas delas são algumas das obras originais para quinteto de metais mais tocadas por todo o mundo. Nomes como Anders Hillborg, Sven David Sandström, Eino Tamberg e Piers Hellawell, são alguns dos mais notáveis compositores a ter escrito para o grupo. Até à data, o ensemble já gravou 6 CDs aclamados pela crítica, os quais incluem obras desde os clássicos para quinteto de metais, até um CD com apenas obras encomendadas e o seu mais recente álbum THEN, o qual inclui uma compilação de canções e danças da era renascentista. A American Record Guide escreveu sobre o álbum Clockworks, “I cannot imagine that a better brass quintet has ever existed.” Os SCB atuam regularmente um pouco por todo o mundo, tendo já tocado em grandes festivais tais como: Bad Kissingen Sommer, Schleswig-Holstein, Budapest International and Soundstream (Toronto) Festivals.
Além de excelentes músicos, os membros dos SCB são também pedagogos apaixonados pela educação, ministrando regularmente masterclasses às novas gerações de músicos de metais. Em 2015, os SCB foram convidados para ser o Quinteto de Metais em Residência, na prestigiada Sibelius Academy em Helsinki, Finlândia. Paralelamente aos SCB, os seus membros apresentam-se regularmente também como solistas, tendo já sido vencedores de prémios em concursos internacionais tais como: ARD- Wettbewerb, ICEM Geneve, Toulon, Markneukrichen e Aeolus International Competition for wind.
Ficha Artística
Trompetes: Urban Agnas, Tom Poulson
Trompa: Anna Ferriol De Ciurana
Trombone: Jonas Bylund
Tuba: Dirk Hirthe
Programa / Cartaz
31 DE MARÇO
16h00 - Conferência/Debate com Stockholm Chamber Brass (Casa da Cultura de Loulé)
18h15 - Concerto Trumpet Ensemble Reunion (Auditório do Solar da Música Nova)
01 DE ABRIL
09h40 - Abertura do evento e área de exposição (Conservatório de Música de Loulé - Francisco Rosado)
10h00 - Masterclass (Conservatório de Música de Loulé - Francisco Rosado)
Trompete com Tom Poulson
13h00 - Masterclasses (Conservatório de Música de Loulé - Francisco Rosado)
Trompa com Anna Ferriol
Trombone com Jonas Bylund
Tuba com Dirk Hirthe
14h30 - Masterclass (Conservatório de Música de Loulé - Francisco Rosado)
Trompete com Urban Agnas
17h30 - Masterclasses (Conservatório de Música de Loulé - Francisco Rosado)
Trompa com Anna Ferriol
Trombone com Jonas Bylund
Tuba com Dirk Hirthe
18h10 - Workshop/Conferência (Sul, sol & Sal)
O percurso, necessidades e adaptações de um multi-instrumentista de metal por Luís Cunha
21h30 - Concerto Luís Cunha Quinteto (Auditório do Solar da Música Nova)
23h00 - Jam Session (Café Calcinha)
02 DE ABRIL
09h40 - Abertura do evento e área de exposição (Conservatório de Música de Loulé - Francisco Rosado)
10h00 - Masterclass (Conservatório de Música de Loulé - Francisco Rosado)
Trompete com Urban Agnas
14h30 - Masterclass (Conservatório de Música de Loulé - Francisco Rosado)
Trompete com Tom Poulson
21h00 - Concerto de Encerramento Stockholm Chamber Brass (Cineteatro Louletano)
Preços
Preço: 5 €
» Entrada gratuita para todas as pessoas com necessidades específicas, para crianças até aos 12 anos e para portadores do cartão sénior da Câmara Municipal de Loulé (disponível apenas mediante levantamento de ingresso na bilheteira física)