Promotor
Câmara Municipal de Loulé
Sinopse
A adaptação de Gota d’Água, musical de Chico Buarque e Paulo Pontes, ressalta as questões raciais embutidas na obra de 1975, que transfere a tragédia de Medeia para o subúrbio do Rio de Janeiro. Se o original discute as implicações sociopolíticas do regime militar brasileiro, então vigente, a releitura do diretor Jé Oliveira enegrece e atualiza a obra: traz um elenco maioritariamente negro, evidenciando o contexto social e racial dos personagens (pobres, moradores de um complexo de habitação social), além de salientar religiões de matriz africana e a musicalidade negra – com instrumentos de percussão africana e elementos do hip-hop. Joana, a versão brasileira de Medeia, é uma mulher de meia-idade que se vê abandonada pelo marido, o jovem sambista Jasão, e que está prestes a ser despejada do apartamento em que vive com os seus dois filhos. Com a metáfora de uma traição conjugal, o espetáculo realça a discussão racial, social e de classes com base no atual momento político do Brasil.
Teaser: https://www.youtube.com/watch?v=vRJx3BCd4-A.
Ficha Artística
Dramaturgia: Chico Buarque e Paulo Pontes
Direção-geral, Concepção e Idealização: Jé Oliveira
Elenco: Aysha Nascimento, Dani Nega, Ícaro Rodrigues, Jé Oliveira, Juçara Marçal, Marina Esteves, Mateus Sousa, Rodrigo Mercadante e Salloma Salomão
Banda: DJ Tano (pickups e bases), Fernando Alabê (percussão), Gabriel Longhitano (guitarra, violão, cavaco e voz) e Suka Figueiredo (sax)
Assistência de Direção e Figurino: Éder Lopes
Direção Musical: Jé Oliveira e William Guedes
Preparação Vocal: William Guedes
Cocepção Musical e Seleção de Citações: Jé Oliveira
Cenário: Julio Dojcsar
Montagem de Cenário: Ulisses Barbosa
Artista Gráfico: Murilo Thaveira
Light Design: Camilo Bonfanti
Operação de Luz: Camilo Bonfabti, Leansdro Justino e Lucas Gonçalves
Técnico de Som e Operação: Alex Oliveira
Assessoria de Imprensa: Elcio Silva
Coordenação de Estudos Teóricos: Juçara Marçal, Jé Oliveira, Salloma Salomão e Walter Garcia
Produção Executiva: Janaína Grasso
Produção Geral: Jé Oliveira
Fotografia: Evandro Macedo
Vídeo e Edição: Marília Lino
Realização: Itaú Cultural
Produção: Gira pro Sol Produções
Notas Suplementares
MOSTRA SÃO PALCO 2022
A Mostra São Palco 2022, concebida pelo Teatrão, com curadoria de Jorge Louraço Figueira, é um ciclo teatral que decorre em várias cidades portuguesas, uma rede de programação a pretexto da comemoração de um momento emblemático da descolonização (cultural) do Brasil: a declaração da independência de 1822. No último trimestre 2022 - de 7 de setembro a 20 de dezembro - será realizada uma série de eventos, entre espetáculos, conversas, conferências, oficinas, em várias cidades. A seleção dos eventos foi feita numa tentativa de articular várias narrativas sobre a história cultural de Portugal e Brasil. Em Loulé, a Mostra São Palco inclui 2 espetáculos. Para além da Gota d´Água {Preta} (15 de outubro), há também o concerto de Dani Nega no dia seguinte (16 de outubro). Para consultar toda a programação, aceda ao Facebook e Instagram do festival. A Mostra São Palco é uma atividade apoiada pela Itaú Cultural (BR), Direção Geral das Artes, Programa Garantir Cultura, Rede de Teatros e Cineteatros Portugueses, Programa Iberescena e Município de Coimbra. Projeto do Teatrão em coprodução com o Teatro Académico de Gil Vicente, o Convento São Francisco (Coimbra), o Teatro Aveirense (Aveiro), Cineteatro Louletano (Loulé), o Coliseu do Porto AGEAS e o Teatro Nacional São João (Porto), o Teatro-Cine Torres Vedras (Torres Vedras), o Teatro Sá da Bandeira (Santarém) e o Teatro Oficina (Guimarães).
Informações Adicionais
A Fila B do 1.º Balcão e as Filas B e E do 2.º Balcão apresentam visibilidade reduzida.
Preços
Preço: 10 €
» Cartão de Amigo aplicável
» Desconto de 30% para acompanhante de pessoa com necessidades específicas e para maiores de 65 e menores de 25 anos
» Desconto de 50% para funcionários da Câmara Municipal de Loulé, mediante a apresentação de cartão (disponível apenas na bilheteira física)
» Desconto de 50% para Bilhete de Grupo (10 pessoas, disponível apenas na bilheteira física)
» Entrada gratuita para todas as pessoas com necessidades específicas, para crianças até aos 12 anos e para portadores do cartão sénior da Câmara Municipal de Loulé (disponível apenas mediante levantamento de ingresso na bilheteira física)