A BOL usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao fechar esta mensagem aceita a nossa política de cookies. SaberMais/ Fechar
Distrito Sala
Detalhe Evento
A Cruzada das Crianças

A Cruzada das Crianças

Teatro & Arte | Infantil

Cine-teatro Louletano

CineTeatro
Classificação Etária
Maiores de 6 anos
Bilhete Pago
A partir dos 3 anos
2017
nov
21
a
2017
nov
22

Próxima Sessão

21 nov 2017 10:30
Dias
Hrs
Min
Seg

Duração

50 minutos

Abertura Portas

10:15

Intervalo

Sem Intervalo.

Promotor

Câmara Municipal de Loulé

Sinopse

Pela Gato que Ladra

Continuando a apostar em formatos que cruzam arte, educação e cidadania a pensar nos mais novos, o Cine-Teatro apresenta A Cruzada das Crianças, uma criação baseada no livro homónimo do prestigiado Afonso Cruz. Um dos mais estranhos episódios medievais sucedeu em 1212 e ficou conhecido como Cruzada das Crianças. Foi, muito provavelmente, um engano, um equívoco, mas a história que sobreviveu no imaginário popular conta que inúmeras crianças se juntaram para tomar a Terra Santa.

Neste século, temos uma cruzada moderna, de crianças, milhares delas, que decidem sair para as ruas a reclamar certas coisas (em vez da Terra Santa, uma sociedade melhor), reclamar precisamente aquelas coisas que os adultos já perderam a capacidade de exigir, mas que as crianças são perfeitamente capazes de saber expressar. Coisas essenciais que passámos a achar que são utopias, desejos imaturos, falta de noção da realidade, etc.

Todos os adultos são agora confrontados com as exigências das crianças (coisas tão simples como acabar com a fome, acabar com a solidão, fazer com que o Pai Natal consiga chegar a África, quarenta horas semanais de brincadeira, etc.), riem-se do esforço, passam-lhes as mãos na cabeça e sorriem da ingenuidade, não fazendo nada para mudar, não intervindo. Haverá, assim, dois níveis de leitura: o público mais jovem não perceberá a atitude dos adultos e verá sempre a parte positiva de toda a demanda, as exigências pueris, essenciais, por vezes cómicas. Os adultos, pelo contrário, verão apenas a parte cínica.

Autor: Afonso Cruz / Encenação: Rute Rocha / Com: Cristina Cavalinhos, José Mateus e Pedro Barbeitos / Espaço cénico e figurinos: Ana Limpinho / Desenho de luz: José Álvaro Correia / Música: Pedro Moura / Apoio ao movimento: Valentina Parravicini / Design gráfico: João Concha / Fotografia: António Roque Gameiro / Operação técnica: André Silva / Co-produção: Gato que Ladra / Centro Cultural de Belém/Fábrica das Artes Projeto Educativo / Agradecimentos: Colégio Sagrado Coração de Maria de Lisboa, direção, coro, professores, alunos

Requer inscrição prévia, limitada: cinereservas@cm-loule.pt / 289414604

Preços

Preço único: 2 € (escolas)

Partilhar

Serviços Adicionais

Veja ainda:

Capicua com nova banda

Música & Festivais | Concerto

Cine-teatro Louletano

CineTeatro