A BOL usa cookies para melhorar a navegação dos nossos utilizadores. Ao fechar esta mensagem aceita a nossa política de cookies. SaberMais/ Fechar
Distrito Sala
Detalhe Evento
ZYG [performance]

ZYG [performance]

Teatro & Arte | Performance

Cine-teatro Louletano

CineTeatro
Classificação Etária
A classificar pela CCE
Bilhete Pago
Todas as Idades
2017
nov
08
a
2017
nov
12

Próxima Sessão

08 nov 2017 10:00
Dias
Hrs
Min
Seg

Duração

20 minutos

Abertura Portas

09:45

Intervalo

Sem Intervalo.

Promotor

Câmara Municipal de Loulé

Sinopse

Pela Companhia de Música Teatral

Aprofundando a sua parceria estratégica com a prestigiada Companhia de Música Teatral no que concerne à arte para a infância e envolvendo agora as creches da cidade de Loulé e as famílias , o Cine-Teatro apresenta a instalação-performance ZYG, uma experiência artística num espaço imersivo onde a música e a dança se cruzam para explorar as fronteiras entre a comunicação, o jogo informal, a descoberta dos sentidos e o instinto da arte, a qual é especialmente pensada para crianças dos 0 aos 36 meses.

O dispositivo cénico de ZYG é uma estrutura de elementos de madeira articulados que definem um espaço poético: uma casa, um ventre, um ovo, um ser vivo, ou isso tudo e nada disso, talvez apenas um convite à imaginação. Um conjunto de objetos de formas orgânicas coloridas, num chão branco, complementa os elementos de madeira. O conjunto resulta numa estrutura aberta, em comunicação com o exterior, onde o diálogo entre o vazio e as linhas orgânicas da madeira cria a sensação de espaço delimitado, íntimo, acolhedor, convidativo ao entrar e ao estar.

O som é o outro elemento essencial na definição do espaço e foi igualmente concebido para criar uma envolvência simultaneamente física e poética. Quatro pontos independentes de difusão sonora estão integrados na estrutura, produzindo um manto onde coabitam sons eletrónicos, da paisagem sonora, da voz humana, de objetos ou instrumentos alternativos, algumas memórias de projetos anteriores, mas aqui surgindo de forma quase inesperada. A estrutura propõe assim a possibilidade de ouvir de formas muito diferentes e pessoais, a várias vozes, seguindo vários trilhos possíveis desvendados pela escuta, seja a do ouvido ou a de outra qualquer forma de perceber a vibração que emana do espaço.

Nesta performance a instalação cruza-se com a dança e é proposta uma experiência mediada por um interator (um(a) bailarino(a)), que constrói o discurso do seu corpo em tempo real, como resultado das relações entre o som, os elementos cénicos e as crianças e adultos que entram no espaço.

Direção artística: Paulo Maria Rodrigues e Siri Dybwik / Coreografia: Siri Dybwik / Música Nills: Christian Fossdall e Paulo Maria Rodrigues / Recursos educativos: Helena Rodrigues / Espaço cénico: Miguel Ferraz / Blobobjects: Izabel Rocha / Consultoria na realização plástica: Raquel Gomes / Figurinos: Evelyne Rohrer / Eletrónica: Rui Penha / Intérpretes: Pedro Ramos e Sandra Rosado
ZYG é uma co-produção da Companhia de Música Teatral e Fundação Centro Cultural de Belém/Fábrica das Artes, em colaboração com a Companhia de Dança Contemporânea Norueguesa Dybwickdans, no âmbito do Programa Pegada Cultural Primeiros Passos.

Duração: 20 minutos
Público-alvo: crianças até aos 36 meses (acompanhadas dos educadores/pais)

Requer inscrição prévia, limitada: cinereservas@cm-loule.pt / 289414604

Preços

Preço: 2 € (creches) / 3 € (famílias)

Partilhar

Serviços Adicionais

Veja ainda:

Duo de Filarmónicas

Música & Festivais | Instrumental

Cine-teatro Louletano

CineTeatro